Skip to main content Scroll Top

Campanha APEL – #LerCompensa

destaq

Ler não é apenas um hábito cultural ou pessoal. Ler gera retorno intelectual, emocional, social e, agora, também fiscal. Desde o início deste ano que os contribuintes passam a poder deduzir ao IRS 15% do IVA suportado na compra de livros, idas ao teatro, bilhetes de concertos e espetáculos de dança, bem como de entradas em museus e monumentos históricos, e ainda de gastos em atividades de bibliotecas e arquivos.

Neste âmbito, a APEL criou a campanha digital #LerCompensa, que torna visível esta ideia: ler vale a pena em todos os sentidos, e o Estado passa a reconhecê-lo de forma concreta. A campanha serve três objetivos:

  • Informar sobre a nova medida: a possibilidade de dedução do IVA dos livros em sede de IRS (com NIF na fatura)
  • Valorizar a leitura como prática acessível, quotidiana e recompensadora
  • Aproximar a política pública das pessoas, traduzindo uma medida fiscal em impacto real na vida dos leitores

A APEL convida associados, editoras e livrarias a fazer parte da #LerCompensa, replicando os nossos posts e partilhando os materiais desta campanha, que estão disponíveis neste link.

Contamos com a colaboração de todos para dar eco a esta boa notícia, que se espera gerar mais retorno para o setor.

SITE - imagem lateral artigo