Reunião da Plataforma Multilateral | Proteção e Restauração das Florestas Mundiais

Reunião do Grupo de PeritosPlataforma Multilateral sobre Proteção e Restauração das Florestas Mundiais_quadrado

No dia 30 de janeiro, a FEP participou na 12.ª reunião do Grupo de Peritos da Comissão / Plataforma Multilateral sobre Proteção e Restauro das Florestas Mundiais, que se debruçou sobre Desflorestação e Degradação das Florestas. O Diretor Geral da DG Ambiente abriu a reunião, dizendo que a Comissão tinha agora dois anos para preparar todos para a implementação do Regulamento.

O ponto principal da ordem de trabalhos foi uma apresentação pela Comissão do Regulamento sobre a Desflorestação. A Comissão expressou interesse nos desafios para os produtores quanto às cadeias de valor, prometeu confiar nas lições aprendidas com o Regulamento da UE sobre a Madeira (incluindo o facto de a certificação por si só não ser suficiente para dar uma presunção de conformidade) e explicou que iria agora criar um sistema de informação e uma avaliação comparativa do nível de risco dos países e territórios. Após uma apresentação exaustiva do Regulamento, a Comissão fez algumas observações adicionais sobre questões da audiência, nomeadamente que o âmbito do Regulamento também pode ser reduzido, se as provas científicas apoiarem o ponto; e que as orientações que serão preparadas para acompanhar a implementação não alterarão os seus elementos substantivos, que já estão presentes no texto.

A CEPI (representando as indústrias do papel) expressou várias preocupações, que a FEP apoiou. A FEP manifestou o seu ponto de vista sobre a aplicação do Regulamento ao setor do livro, sublinhando a peculiaridade desta área e apelou a todo o apoio possível aos editores, declarando igualmente o interesse em participar em qualquer grupo de trabalho informal criado no âmbito da plataforma para trabalhar na orientação.

As apresentações feitas durante a reunião estão disponíveis na página do Grupo de Peritos.