
E se as personagens saíssem dos livros e nos falassem sobre quem as leu? E se nos contassem a história dos leitores que transformaram?
Este foi o mote para a Campanha de Natal de 2025 da APEL, que nos convida a olhar para os livros de uma nova forma. Não apenas como objetos, mas como pontes que unem os leitores às suas próprias histórias. Não ouvimos os livros a falar de si mesmos, mas sim sobre as pessoas que os receberam nas suas mãos, que os devoraram página a página, e que foram transformadas pela sua leitura.
Os livros não são apenas transmissores de histórias. Têm o poder de nos fazer aprender, evoluir e olhar o mundo com outros olhos. Um livro acompanha-nos, desafia-nos, e, quando o fechamos, já não somos os mesmos. No Natal, ofereça um livro e com ele a oportunidade de transformar. Ofereça uma história que mais do que lida, é também vivida.
Durante o mês de dezembro, incluimos diversas peças desta campanha no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e LinkedIn.
No Facebook e Instagram, foram impactadas 2 milhões de pessoas, em 5.91 milhões de impressões. Já no Google e Youtube, a campanha chegou a 1.3 milhões de usuários através de 1.63 milhões de impressões. Finalmente, no TikTok, a campanha alcançou 2.3 milhões de pessoas, com 6.43 milhões de impressões. Em todas as plataformas, os conteúdos da campanha de Natal APEL impactaram então um total de 5.6 milhões de pessoas, somando 14 milhões de impressões durante este período.
Foi também feito um forte investimento nos media digitais, nomeadamente no Observador, Expresso, NiT, Jornal de Notícias, O Jogo, Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record e Sábado. No total, entre redes sociais e publicidade digital, estivemos presentes, durante a época natalícia, com mais de 11 milhões de impressões.
Estivemos ainda presentes no Público, com este artigo, neste post pela mão da NiT, neste artigo do Correio da Manhã, aqui na Sábado, e ainda neste artigo do Jornal de Notícias.
Na rádio, pôde ouvir-nos em cerca de 800 spots, distribuídos nas principais emissoras nacionais: Comercial, M80, RFM, Renascença, Observador e TSF.
A Campanha de Natal da APEL teve, em 2025, o maior alcance total de sempre, correspondendo ao reforço estratégico do investimento efetuado. Com estes resultados expressivos, esperamos ter contribuido positivamente para que os portugueses tenham optado pelo livro como o presente de Natal ideal.


