Mercado do Livro: 4.º Trimestre 2023 – Dados GfK

Uma vez mais, no contexto da parceria estabelecida com a GfK, partilhamos alguns dados macro sobre o mercado nacional, relativos ao 4.º trimestre de 2023 (outubro a dezembro), encerrando, desta forma, o ciclo anual.

O ano termina com um trimestre de evolução favorável no mercado, tanto em volume como em valor. APEL espera ter contribuído para estes resultados positivos com a Campanha de Natal, que somou 15,5 milhões de impressões nas plataformas digitais Facebook, Instagram e Youtube.

Os dados do 3.º trimestre podem ser consultados na Newsletter de 27 de outubro.
Os dados do 2.º trimestre podem ser consultados na Newsletter de 11 de agosto.
Os dados do 1.º trimestre podem ser consultados na Newsletter de 22 de abril.

Além dos elementos relativos ao trimestre, para uma perceção mais global do comportamento do mercado, apresentamos também os dados YTD no quadro seguinte.

Verifica-se um crescimento menor que o apresentado em 2021 e 2022, o que indicia uma estabilização do mercado depois do ano de rutura de 2020 e que evidencia a necessidade de resolver muitas das fragilidades quer do setor editorial quer do setor livreiro.

Para aceder aos dados homólogos de 2022, pode consultar aqui a newsletter do dia 13 de janeiro desse ano.

Saiba mais aqui.